quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Crianças também se Estressam



A “birra” na língua dos pais. A psicopatologia da criança “, como prefere chamar o Dr. Martin Maldonado-Duran, um psiquiatra e professor desta disciplina na Universidade de Kansas, EUA.

Porque esta birra é uma das alterações no comportamento e emoções vividas por crianças com menos de três anos, junto com distúrbios do sono e alimentação.

Estima-se que 15% a 20% das crianças menores três anos tem alguma destas doenças.

A causa específica desta alteração tem sido observada geralmente quando há doenças biológicas e quando a criança é muito sensível a estímulos como barulho, luz, efeitos visuais, toque e movimento.

Outro problema comum é quando a criança tem dificuldade para amamentar, além disso, após seis meses, algumas crianças podem experimentar uma espécie de aversão ao leite, e quando se trata de protesto de comer, e chorar.

Outro grande problema é a dificuldade de dormir. A criança não pode adormecer ou acordar muito rápido. Presume-se que pode haver um problema de maturidade do sistema nervoso central que o mantêm em estado de calma.

Muitas vezes, quando os pais consultam por estes distúrbios, os pediatras dizem que as crianças irão evoluir com o tempo.

Entretanto, o Dr. Maldonado-Duran explica que 60% dos casos não melhoram espontaneamente.

Nós não fazemos um diagnóstico baseado em observação, vamos a casa da criança para vê-la em seu ambiente normal, isto permite uma avaliação individual da criança.

Intervenções simples, a solução está em dar-lhes competências e estratégias para tranquilizar os pais e seus filhos. Eles estão dispostos a fazer qualquer coisa para seus filhos, e muitas vezes não sabem o que está errado.

Uma técnica é ensinar a criança a brincar. Isso significa que eles aprendem a distinguir as ocasiões em que a criança está estressada.

Eles também são ensinados a ajudar as crianças a lidar com os estímulos externos que os incomodam. Essa é a chave para entender por que ele reage desta forma.

Muitas vezes os pais vêem uma birra como uma manipulação. Mas a criança não tem maldade.

Nesses casos, mencionou o Dr. Maldonado-Duran, é melhor ser paciente. Nós temos que contê-lo com um abraço, dar a opção de expressar sua raiva e outras emoções verbalmente e recompensá-lo quando ele merecer.

Desde os 9 meses, diz o psiquiatra, as crianças já entendem o que estão fazendo de errado e estão dispostos a aceitar uma alternativa para esse comportamento

Nenhum comentário: